Ética no terceiro setor – entenda sua real importância!

Seja sincero(a): será que basta sua entidade do terceiro setor ser apenas idônea nesse ambiente de sustentabilidade social?

Pois saiba, meu caro leitor ou leitora, que além de ser idônea sua entidade deve também deixar CLARA essa idoneidade; e você sabe como?

Através da ÉTICA, que é um valor indispensável a todas as organizações do terceiro setor; muito mais do que em grandes empresas e corporações.

E você sabe porquê isso acontece?

Bom, nosso objetivo é mostrar para você, através desse material, qual é a real importância da ética no terceiro setor

Portanto, siga com atenção nessa leitura, pois todos os esclarecimentos e informações abordadas são essenciais para fazer sua entidade do terceiro setor prosperar sem limites; e é isso que você deseja, não é mesmo?

Então, vamos lá!

Como a ética no terceiro setor ajuda sua instituição a crescer

Vamos entender melhor como identificar de que forma sua instituição sai ganhando ao praticar a ética:

  • Sua entidade do terceiro setor constrói uma imagem positiva.
  • Contribui para a confiança dos doadores.
  • Pode ampliar a captação de recursos para a ONG, etc.

Assim, a ética é um fator extremamente importante para o sucesso e credibilidade de sua ONG.

Devido ser uma entidade sem fins lucrativos, que tem interesse público, ela deve ser de total transparência. Isso porque faz parte do seu objetivo divulgar claramente os resultados e, desse modo, disseminar os ensinamentos para as outras organizações.

Mas porque é tão importante ter ética com as contas da ONG?

Você sabe bem que as pessoas enxergam a entidade do terceiro setor com um olhar desconfiado…

Afinal, se trata de uma entidade sem fins lucrativos, que tem o objetivo de ajudar causas e pessoas, e que recebe doações para continuar com suas atividades e propósito.

Está certo? Pronto.

Porém, a maioria da sociedade NÃO entende como que uma entidade do terceiro setor, que não tem fins lucrativos, consegue funcionar. 

É até normal quem está de fora do negócio pensar dessa forma, mas você deve fazer com que o público tenha uma percepção diferente, de que todas as partes envolvidas estão focadas a cumprir com seus papeis na causa defendida.

E não basta apenas mostrar de forma clara de onde vieram os recursos de sua entidade do terceiro setor, mas também é preciso mostrar como tais recursos foram aplicados e qual o benefício social que foi gerado.

A ausência dessa transparência, que envolve a ética, é um dos maiores desafios para o aumento de captação de recursos para suas causas sociais, vez que os doadores não se sentem mais estimulados a fazer doações quando não sabem como os recursos foram usados.

Percebe como é importante a ética no terceiro setor?

Logo, a sociedade/doares só vão, de fato, valorizar sua entidade quando for visível que existe ética nela.

E para que tudo isso ocorra de forma correta e legal, é imprescindível contar com a ajuda de uma contabilidade especializada, que entende todas as particularidades desse segmento.

Mas como uma contabilidade especializada pode ajudar minha entidade do terceiro setor aplicar a ética?

Além de fornecer o registro dos fatos contábeis e das informações gerenciais para os gestores da entidade do terceiro setor, a contabilidade para ONGs atua minuciosamente no atendimento às exigências legais.

Tal atuação é para fazer jus aos benefícios fiscais, para obtenção e renovação de certificados e títulos concedidos pelo Poder Público, para a prestação de contas dos valores recebidos através de convênios, termos de parcerias ou outros meios firmados, e principalmente para o EXERCÍCIO DA ÉTICA!

Portanto, é necessário que as contas sejam organizadas de modo correto, que seja um trabalho bem feito, capaz de gerar credibilidade, passar confiança e permita cada vez mais a captação de mais doadores.

Então, agora que você já sabe da real importância da ética no terceiro setor, que tal começar agora mesmo a analisar seus demonstrativos contábeis?

Vamos conversar mais detalhadamente!

Você pode gostar também…

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
Abrir uma ONG passa por várias fases até estar concluída.…