Profissionalização no terceiro setor: entenda tudo agora mesmo!

Entenda Tudo Sobre A Profissionalizacao Do Terceiro Setor E Veja Quais Tipos De Instituicoes Blog - gestao terceiro setor

Entenda tudo sobre a profissionalização do Terceiro Setor e veja quais os tipos de instituições

Saiba mais sobre a terceirização do Terceiro Setor e porque ela é tão importante para ter uma gestão de resultados. Confira nosso artigo!

A profissionalização no Terceiro Setor é algo fundamental para garantir o sucesso dos projetos e programas sociais que tem como objetivo ajudar a sociedade de diversas formas.

O Terceiro Setor busca realizar ações solidárias como a prestação de serviços educacionais, ações para a preservação do meio ambiente, entre outros.

Há diversas instituições que fazem parte desse setor como as Organizações Não Governamentais (ONGs), Fundações, Fundos Comunitários e entidades beneficentes.

Primeiramente, vamos explicar sobre cada uma delas. Continue a leitura e confira!

Instituições do Terceiro Setor e suas características

ONGs

As Organizações Não Governamentais buscam a reivindicação de direitos e opiniões. Como por exemplo, ONGs que buscam reivindicar direitos da mulher. 

Fundações

São instituições responsáveis por garantir o financiamento e a arrecadação de fundos para o Terceiro Setor. Geralmente, elas são financiadas por empresas privadas.

Os valores arrecadados são utilizados em momentos de crise, quando os problemas sociais aumentam.

Fundos Comunitários

As empresas privadas realizam doações a fundos comunitários que, por sua vez, distribuem esses recursos para as entidades que mais necessitam de renda.

Entidades Beneficentes

Essas entidades são responsáveis por realizar reparação social, como a fome, o combate ao câncer, entre outros problemas da sociedade.

Como profissionalizar o Terceiro Setor?

Para realizar a profissionalização do Terceiro Setor é necessário tratar as instituições como uma empresa que precisa de cuidados para sobreviver e transmitir transparência e confiabilidade para a sociedade.

Uma instituição mal administrada tem poucas chances de receber patrocínio das empresas privadas por não transmitirem credibilidade.

Por isso é crucial buscar fazer todo o tipo de gestão em todas as áreas da organização para atrair mais recursos e ajudar a sociedade.

Veja algumas dicas para profissionalizar o Terceiro Setor:

  • Execute um plano detalhado do projeto para solucionar os problemas sociais de forma efetiva;
  • Gerencie os projetos e confira se estão alinhados aos objetivos da instituição;
  • Treine e capacite os profissionais que atuem nas atividades de projetos sociais;
  • Tenha uma boa gestão financeira para cuidar das doações e para utilizar corretamente os recursos;
  • Transmite transparência aos doadores ao emitir notas fiscais que garantam que os recursos serão destinados às ações sociais; e
  • Terceirize serviços secundários relativos ao setor administrativo, financeiro, contábil para que os outros profissionais que atuam diretamente nas atividades sociais não utilizem o tempo em funções que não agregaram nas ações principais da instituição.

Por fim, para manter o sucesso do Terceiro Setor e garantir que mais pessoas sejam ajudadas com os projetos sociais, é crucial cuidar de todas as rotinas internas essenciais para o funcionamento da instituição.

Para isso, conte com profissionais qualificados para atuar em cada área relacionada a determinada ação social para acolher e transformar a vida das pessoas que necessitam.

Entre em contato com um escritório de contabilidade para realizar a gestão financeira e contábil da sua instituição e assim garantir que seus objetivos sejam alcançados por meio de uma gestão eficiente.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado só para você
Entenda quais estratégias utilizar em sua ONG para aumentar suas…
Open chat