Conselho Fiscal: o que é e qual o papel dele no Terceiro Setor?

Conselho Fiscal O Que E E Qual O Papel Dele No Terceiro Setor - gestao terceiro setor

Entenda o papel que o Conselho Fiscal exerce no Terceiro Setor!

Saiba mais sobre o que é o Conselho Fiscal e qual o papel dele dentro do contexto das entidades do Terceiro Setor!

Você sempre se perguntou por que o terceiro setor, o âmbito da economia com as melhores intenções para com a sociedade, estaria sob fiscalização constante? 

Se você é um gestor de uma ONG ou outro tipo de entidade do Terceiro Setor, deve saber muito bem o que ter uma fiscalização durante o seu trabalho significa, certo?

Diversas responsabilidades, papéis infindáveis e processos impecáveis e, caso todas essas obrigações não sejam realizadas nos mínimos detalhes, você pode acabar entrando em complicações maiores do que pode sequer imaginar.

Sendo assim, é inegável que existe sempre uma sombra de dúvida sobre a real necessidade de todo esse zelo pelas operações que ocorrem dentro de uma entidade sem fins lucrativos.

Afinal, podemos te garantir que não é o primeiro a se perguntar da necessidade de tantas “explicações” para com os órgãos fiscalizadores.

E é exatamente com o intuito de sanar essa dúvida e as suas perguntas que estamos escrevendo este artigo para você: solucionar as suas indagações e tirar a interrogação de cima da sua cabeça.

Portanto, se você é o líder de uma ONG ou qualquer outro tipo de entidade do Terceiro Setor, chegou a hora de entender o que é o Conselho Fiscal e qual o papel dele na sua organização!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é o Conselho Fiscal?

O Conselho Fiscal pode ser dividido em dois âmbitos: o da sua própria entidade ou o do governo.

No primeiro caso, a sua entidade reúne um grupo de pessoas que serão incubidas de fiscalizar as transações do órgão, seja por meio de doações ou em dinheiro (tanto físico quanto transação eletrônica).

Já no segundo caso, essa mesma fiscalização é feita por parte do próprio governo, a fim de averiguar se todas as operações dentro das instituições são legais ou possuem algum tipo de irregularidade fiscal.

Qual o papel do Conselho Fiscal no Terceiro Setor?

O Conselho Fiscal, tanto o da própria entidade quanto do Governo, tem um papel crucial na transparência.

Afinal, sem a fiscalização correta, seria mais complexo de manter todas as instituições sem fins lucrativos em regularidade, pois, apesar da maioria possuir uma causa e lutar pelo bem, existem pessoas que veem o Terceiro Setor como uma forma de obter vantagem, seja fiscal (uma empresa buscando isenção de impostos) ou de outra natureza.

Qual a importância do Conselho Fiscal no Terceiro Setor?

O Conselho Fiscal é crucial para manter a ordem no terceiro setor da economia, principalmente no que diz respeito à transparência

Pois, com a comprovação da transparência da sua organização, será possível conferir mais credibilidade às suas ações, mostrando aos seus doadores que o seu objetivo social está, de fato, sendo cumprido, e eliminar dúvidas sobre transações suspeitas.

Gostou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!

Você pode gostar também…

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
Como sua ONG pode seguir atuando durante a quarentena? Descubra…
Open chat