Recibo de doação: como emitir na sua ONG?

Descubra Agora Mesmo Como Emitir Um Recibo De Doacao Em Sua Ong Post (1) - gestao terceiro setor

Descubra como emitir recibo de doação na sua ONG e mantenha a sua entidade nos moldes legais

Saiba o jeito certo de emitir recibo de doação na sua ONG

Muitas pessoas acreditam que gerenciar uma ONG é um universo completamente distinto da administração de uma empresa nos moldes convencionais, o que – no final das contas – é um pensamento equivocado.

Salvo por um aspecto que diferencia as entidades filantrópicas das demais empresas: o lucro.

Sim, uma ONG não tem como principal objetivo o lucro, mas sim prestar auxílio a uma série de demandas sociais que carecem de um maior apoio, por diversas razões, como a própria desigualdade social que é gigantesca no Brasil.

Bom, isso não vem ao caso agora, afinal, estamos aqui para te falar sobre um aspecto relevante, que é a emissão de recibo de doação em uma ONG.

Você, gestor, que possui dificuldade com essa questão, agora terá acesso a um conteúdo que irá eliminar de uma vez as suas dúvidas.

Portanto, sem mais floreios, vamos ao que interessa!

O que é um recibo de doação e como emitir na sua ONG?

Bom, as entidades filantrópicas sobrevivem por conta de doações, vindas de pessoas e empresas que, na grande maioria dos casos, estão preocupadas com as questões sociais e querem, efetivamente, ajudar as pessoas.

Como as ONGs atuam de forma firme e responsável com várias demandas da sociedade, os empresários buscam as entidades que entendem serem mais relevantes ou que tenham maior afinidade com o tema para, enfim, realizarem doações.

Pois bem, o recibo de doação serve como registro de que a doação foi realizada – conforme acontece em outros tipos de recibo que todos já conhecem.

Com isso, é importante que o recibo tenha espaço para informações como:

  • Nome da ONG;
  • Dados, como o CNPJ e o endereço;
  • Nome da empresa ou da pessoa que fará a doação;
  • CPF/CNPJ e/ou RG;
  • Valor da doação;
  • Data.

E agora vai uma dica importante: para que a sua ONG possa emitir um recibo de doação é necessário possuir a Certificação de Utilidade Pública Federal, inclusive para que tenha direito a uma eventual dedução do valor como despesa operacional.

Pronto, agora que você já entendeu como emitir um recibo de doação, nada mais justo que saber com quem contar para gerenciar essa – e as demais demandas internas da sua ONG.

Conte com um suporte contábil especializado!

Conforme falamos bem no início deste artigo, uma ONG funciona como uma empresa comum, exceto no que diz respeito aos lucros, dispondo de demandas internas como:

  • Administrativas;
  • Contábeis 
  • Financeiras.

Afinal, uma entidade filantrópica precisa sempre documentar tudo, elaborar relatórios e ter um controle efetivo em todos os aspectos.

Sendo assim, nada melhor do que contar com o suporte contábil de uma equipe de profissionais altamente qualificados, preparados e ambientados com o seu tipo de empresa, no caso, com uma ONG.

Somente assim, você terá total tranquilidade para cuidar da linha de frente, prospectando cada vez mais doações e ajudando muito mais pessoas.

Portanto, entre em contato conosco agora mesmo e descubra como iremos te ajudar na prática!

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado só para você
Entenda como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta…
Open chat