Controle de doações: como fazer com eficiência?

Saiba Como Ter Um Controle De Doacoes Eficiente Em Sua Ong Post (1) - gestao terceiro setor

Entenda o que sua ONG deve fazer para ter um controle de doações eficiente

Controle de doações: tudo o que você precisa saber para fazê-lo de forma eficiente em sua ONG

Ter um bom controle financeiro é importante para qualquer empresa, e isso também vale quando se trata de ONGs, sendo necessário, portanto, e isso torna ainda mais importante ter um controle de doações adequado.

Isso porque é através delas que sua entidade recebe grande parte dos valores, os quais serão usados para custear suas atividades.

Então, continue conosco e saiba o que deve conter em seu controle de doações a fim dele ser eficiente e evitar perdas relacionadas às doações em sua ONG.

O que é um controle de doações e por que deve ser feito?

Quando falamos de controle de doações, podemos entender como estratégias usadas para acompanhar as entradas de recursos em sua entidade do terceiro setor.

Através dele você não apenas consegue identificar quais os valores entraram em um determinado período, mas também de onde vieram, quais doadores estão em atraso, quais contribuíram com quantias maiores e menores.

Fazer esse tipo de acompanhamento é importante para lembrar doadores esquecidos, realizar ações de agradecimento e também com a finalidade de buscar estratégias que permitam fazer de seus doadores reconhecidos e incentivar outros a doarem.

Um controle de doações bem feito possibilita um maior controle de suas finanças, evitando desperdícios ou desvios de dinheiro.

Também permite saber quando é o momento de se elaborar táticas que possam atrair mais doadores, bem como a necessidade de cortar gastos ou mesmo a possibilidade de assumir novos compromissos, devido a queda ou aumento na entrada de recursos.

Seu controle de doações também te ajudará na prestação de contas referente aos valores recebidos por sua ONG.

Quais as dificuldades que ONGs enfrentam ao fazer um controle de doações eficiente?

Primeiramente, muitos gestores de ONGs não têm o conhecimento da real importância de se manter um controle de doações adequado em suas entidades.

Dessa forma, não é raro estarem alheios à importância que deve ser dada ao acompanhamento adequado às entradas de dinheiro no caixa de sua entidade.

Além disso, em muitos casos falta disciplina em se realizar os registros corretamente e os dados sejam analisados de maneira a se encontrar estratégias a fim de se melhorar a arrecadação.

Saiba como fazer um controle de doações com excelência

O passo inicial consiste em verificar qual a ferramenta mais adequada para realizar o controle de doações em sua ONG.

Você poderá usar cadernos, onde o registro é feito manualmente, porém essa não é uma opção prática, principalmente tratando-se de um volume considerável de doações.

Também poderá usar planilhas que apresentam baixo custo e permitem trabalhar com um maior número de dados, mesmo assim os relatórios gerados costumam ser bastante limitados.

Outra opção viável e de um custo mais alto é adquirir softwares específicos para essa finalidade.

Embora possibilite um maior controle, não apenas de doações mas de toda as informações geradas em sua entidade, pode não ser vantajoso, devido aos valores que deverão ser desembolsados com a aquisição.

Posteriormente será necessário realizar os lançamentos.

É importante que sejam detalhados, pois isso permitirá maior clareza no seu controle de doações.

Dessa forma, é importante registrar:

  • Data de recebimento;
  • Nome do doador;
  • Valor recebido;
  • Observação informando a qual competência se refere a doação.

Entenda por que contar com especialistas faz toda a diferença quando se trata de controle de doações

Além disso, outra estratégia viável para ter um controle de doações eficiente é contar com uma contabilidade especializada em entidades do terceiro setor.

Através delas você não só conseguirá acompanhar da maneira correta os valores recebidos por sua ONG, mas também entenderá todos os números envolvidos na operação de sua entidade.

Com a ajuda dela você também terá o suporte necessário para encontrar soluções que permitam o uso eficiente de seus recursos e enxugar gastos, essencial para ampliar a sua atuação.

Quer saber como isso é possível?

Entre em contato com a gente que vamos te explicar!

Menu
Recomendado só para você
Entenda o que é preciso para manter o compliance da…
Open chat