Elaboração de planejamento estratégico para ONG – como fazer?

Potencialize A Captacao De Recursos Da Sua Ong Com Um Planejamento Estrategico Efetivo Post (1) - gestao terceiro setor

3 dicas para a elaboração de um planejamento estratégico que vai potencializar a captação de recursos da sua ONG!

Entenda como uma elaboração de planejamento estratégico pode transformar a gestão da sua ONG

Manter uma ONG em plena atividade, cumprindo com seu objetivo social com máxima excelência e sem problemas com recursos é um desafio que todo gestor de ONG enfrenta. 

Afinal, colocar tudo isso em prática demanda muita estratégia, ações para captar recursos e uma boa gestão para manter o funcionamento adequado. 

Sabendo disso e dos desafios que precisam ser encarados, preparamos este artigo especialmente para te mostrar como realizar a elaboração de um planejamento estratégico que irá auxiliar a sua organização.

Elaboração de planejamento estratégico – qual a importância?

O planejamento sempre é a base para tudo, afinal, é por meio dele que todos os aspectos necessários para o que você quer realizar são analisados e, nesse sentido, tudo é projetado para que você tenha êxito ao colocar o plano em prática.

O planejamento estratégico em uma ONG pode ser voltado para diversos objetivos, contudo, um dos mais comuns e importantes é a captação de recursos. 

Isso porque os recursos são essenciais para que a organização se mantenha em funcionamento, e a pandemia de coronavírus tornou a captação ainda mais desafiadora. 

Por isso, vamos te dar algumas dicas a fim de que a sua elaboração de planejamento estratégico para captar recursos seja efetiva. 

1 – Analise as possibilidades 

O primeiro fator de importância para a elaboração de planejamento estratégico é uma análise minuciosa de todas as possibilidades que a sua organização pode usufruir. 

Ou seja, o que você pode fazer para captar mais recursos? 

Algumas possibilidades são:

  • Parcerias;
  • Convênios; 
  • Vaquinhas online; 
  • Utilização das redes sociais; entre outras. 

Portanto, é preciso analisar todas as possibilidades e definir quais são viáveis para sua ONG.

2 – Tenha um cronograma 

Tendo as possibilidades analisadas e escolhendo quais são mais viáveis a serem aplicadas, é essencial que a elaboração do seu planejamento estratégico conte com um cronograma. 

Assim, você terá uma organização sobre em qual momento irá explorar cada possibilidade e de que forma vai realizar isso.

O cronograma é fundamental para a efetividade e organização das suas ações.

3 – Atualize o planejamento

Com o tempo, pode ser que alterações sejam necessárias em seu planejamento estratégico, para que o êxito na captação de recursos seja potencializado. 

Por isso, é essencial sempre revisitar e atualizar o seu planejamento, visando sempre promover o melhor para a organização e às pessoas que são atendidas por ela. 

Sendo assim, defina a atualização do planejamento periodicamente, assim, você garante máxima eficiência.

Mantenha o pleno funcionamento da sua ONG!

A elaboração de planejamento estratégico é um dentre tantos fatores necessários para a sua ONG operar de forma impecável, por isso, é preciso prezar também por outros aspectos, por exemplo, o cumprimento das obrigações fiscais, prestação de contas e afins. Para tudo isso, o suporte de profissionais especializados é fundamental. 

Sendo assim, você pode contar conosco no que for necessário, dessa forma, você terá o suporte de uma contabilidade especializada no terceiro setor para te auxiliar a manter o pleno funcionamento.

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado só para você
Entenda como sua ONG deve proceder em relação à Declaração…
Open chat