Economia solidária x Terceiro Setor : Entenda a diferença!

Economia Solidária X Terceiro Setor - gestao terceiro setor

Entenda de uma vez por todas a diferença entre a economia solidária e o terceiro setor e tire suas dúvidas aqui e agora!

Uma sociedade na qual os seus integrantes consigam viver em harmonia e, ao mesmo tempo, sem que uma competição desumana seja uma dura realidade, parece tão distante quanto a Era da Pedra, porém, ainda existem pessoas que acreditam nisso.

É claro, não faz parte da natureza do ser humano desistir de seus sonhos com tanta facilidade, mesmo que o mundo esteja contra suas vontades, pois, quando elas são nobres e solidárias com outros indivíduos, eles encontram motivos para se manter vivas em nossos corações.

Sendo assim, se você ainda não perdeu a fé em um futuro melhor para todos – ou precisa recuperá-la -, vamos falar da economia solidária e como ela pode ser a chave para uma alternativa melhor para o destino da humanidade.

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é a economia solidária?

Você já ouviu falar nesse conceito? Apesar de não ser algo tão recente quanto a última inovação em câmeras para celulares, ele é tão inovador quanto! É uma concepção que ultrapassa qualquer prática que vemos no nosso dia a dia – pelo menos, não é comumente visto.

Apesar de não ser muito vista, essa prática vem ganhando cada vez mais destaque diante da atual situação mundial. Então, a economia solidária se caracteriza por ser uma forma de enxergar a produção, troca, consumo e venda de uma maneira cooperativa, visando o benefício de todos de forma democrática e sem que um indivíduo “leve vantagem” sobre os outros.

Sendo assim, a economia solidária abarca três principais perspectivas da sociedade:

  • Política: diz respeito a luta por uma sociedade mais igualitária, com base na solidariedade e a na democracia, com planos de médio a longo prazo;
  • Economia: a autogestão é a estrela da vez, dizendo respeito a inexistência de uma hierarquia, já que todos os contribuintes são os líderes e os trabalhadores ao mesmo tempo;
  • Cultura: um meio de posicionar-se e consumir conscientemente, sem beneficiar grandes instituições e nem contendo agentes nocivos à saúde, como os agrotóxicos, e estabelecendo a ideia da cooperação entre as pessoas.

Mas então, o que é o terceiro setor?

O terceiro setor compreende às organizações e entidades sem fins lucrativos que, por uma ausência ou falha de provimento de órgãos ou do próprio Governo em si, eles suprem a demanda popular por algum quesito, e suas atividades continuam em vigor a partir de iniciativas privadas ou até mesmos incentivos governamentais, possuindo grande importância para atingir aspectos e até mesmo lugares que os governantes não conseguiram contemplar.

Qual a diferença entre a economia solidária e o terceiro setor?

Primeiramente, para ser caracterizado como uma iniciativa do terceiro setor, mesmo não possuindo fins lucrativos, é visível a participação de empresas privadas no funcionamento dessas organizações, pois elas geram uma responsabilidade social para garantir uma sociedade mais igualitária. Sendo assim, é uma forma do setor privado contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Contudo, a economia solidária possui raízes que se opõem à iniciativa privada, visando uma participação dos colaboradores para a autogestão e garantindo uma democracia na qual não se aplique a hierarquia e, dessa forma, iniciar um processo para que a sociedade seja mais igualitária e sustentável, não apenas para o agora, mas objetivando uma conquista com o tempo.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe nas redes sociais! E se possui alguma dúvida, ou ficou curioso sobre esse conceito e deseja aplicar em seus negócios, entre em contato conosco!

Você pode gostar também…

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado
Saiba mais sobre como o terceiro setor pode chegar ao…