Controle financeiro: como manter em ONGs

Dicas Para Melhroar O Controle Financeiro Da Sua Ong Blog (1) - gestao terceiro setor

Confira 5 dicas para começar a aplicar hoje mesmo que vão melhorar o controle financeiro da sua ONG!

Entenda o que é necessário para promover um efetivo controle financeiro em uma organização do terceiro setor

Apesar de organizações do terceiro setor não terem como finalidade o lucro, a questão financeira é um aspecto de extrema importância, sendo vital para que as ações sociais possam ser realizadas. 

Nesse cenário, saber o que é preciso para promover um controle financeiro efetivo e, assim, garantir que a organização tenha todas as condições necessárias para operar sem complicações é fundamental. 

Sabendo disso, neste conteúdo, vamos abordar justamente essa questão, mostrando o que é preciso para manter um controle financeiro impecável.

Controle financeiro: por que é tão importante?

Quando falamos do âmbito corporativo como um todo, é evidente que o controle financeiro é importante para evitar prejuízos e para gerar lucros. 

Entretanto, quando nos referimos a uma ONG, vai muito além… 

O controle financeiro é essencial para que a atividade social que a organização exerce possa ser realizada:

  • Com qualidade;
  • Alcançando um grande número de pessoas; 
  • Sem complicações. 

Ou seja, promover o controle financeiro é essencial para que cada vez mais pessoas, animais ou qualquer outro foco da ONG sejam atendidos da melhor forma possível.

5 dicas para um controle financeiro efetivo

Agora que evidenciamos a importância voltada para as organizações do terceiro setor, vamos às dicas que preparamos para que você aplique o quanto antes e potencialize o controle financeiro da sua ONG.

Controle do fluxo de caixa 

A primeira dica é o cuidado minucioso com o controle do fluxo de caixa, que consiste no registro de todas as movimentações financeiras que ocorrem. 

Com isso, torna-se possível acompanhar as entradas e as saídas, identificar custos excessivos e direcionar as captações de recursos obtidos.

Controle das contas a pagar e a receber 

Para que a ONG funcione, existem contas que precisam ser pagas, ao mesmo tempo em que é necessário manter em dia as campanhas de captação de recursos. 

Equilibrar esses dois pontos é fundamental, por meio do controle de contas a pagar e a receber, prezando por garantir que as contas a pagar não excedam a projeção do que será recebido.

Utilize a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada do seu negócio, sendo crucial para realizar os dois controles anteriores, para registrar dados e para elaborar relatórios. 

Com isso, você conseguirá manter uma maior organização e otimizar o seu tempo. Por isso, seja por meio de planilhas gratuitas ou de softwares para o terceiro setor, a utilização da tecnologia é fundamental.

Tenha orçamentos 

A realização de orçamentos é imprescindível para evitar que os custos da ONG excedam o que foi captado em recursos. 

Portanto, é crucial ter orçamentos bem estruturados, focados em relações de custo-benefício.

Fundo de reserva 

Por fim, um bom controle financeiro deve contar com um fundo de reserva, que possa ser acionado em momentos de imprevistos e, assim, não comprometa a realização do trabalho social.

Ter o suporte de quem pode auxiliar é crucial!

Para colocar todas essas dicas em prática, bem como para garantir a completa conformidade de sua ONG, o suporte de especialistas é crucial. 

E você pode contar conosco para isso! Somos uma contabilidade especializada no terceiro setor e preparada para atuar como sua aliada. 

Basta entrar em contato conosco agora mesmo!

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado só para você
Descubra como funciona o acordo de cooperação e otimize a…
Open chat