Engajar voluntários: confira dicas práticas

Confira Dicas Crucias Para Engajar Os Voluntarios Da Su Ong Blog (1) - gestao terceiro setor

Confira dicas valiosas para engajar voluntários em sua ONG!

Mantenha o funcionamento impecável de sua ONG, entendendo como engajar voluntários

O pleno funcionamento de uma ONG depende completamente de todos os recursos necessários para que as ações em prol da causa social sejam cumpridas. 

Com isso, tanto recursos financeiros, como alimentos, produtos de higiene e o suporte de pessoas colaborando são fundamentais. 

Por isso, neste conteúdo vamos focar um desses aspectos: as pessoas que colaboram com a sua ONG. 

Ao longo dos próximos parágrafos, vamos dar algumas dicas valiosas para engajar voluntários e para evitar problemas no desenvolvimento da sua organização.

Engajar voluntários: entenda a importância

Como mencionamos na introdução, cada recurso é crucial para que a causa de uma ONG seja cumprida com eficiência e com qualidade.

Nesse cenário, os voluntários que se dispõem a atuar para manter tudo em ordem, a auxiliar na captação de recursos, à realização de eventos beneficentes e até mesmo à rotina da organização são fundamentais para que tudo esteja em ordem. 

Entretanto, nesse sentido, é preciso que os voluntários estejam engajados e que queiram, de fato, prestar sua contribuição.

Isso é de extrema importância para que:

  • Cada vez mais pessoas sejam alcançadas pela ONG; 
  • O pleno funcionamento seja garantido; 
  • Os voluntários tenham satisfação em relação ao que realizam. 

Garantir o engajamento pode ser algo desafiador, mas preparamos algumas dicas especialmente para te auxiliar com isso.

3 dicas para engajar voluntários

Algumas ações simples são capazes de mudar toda a percepção dos voluntários sobre a ONG, por isso preparamos 3 dicas simples, mas muito efetivas, a fim de que você as aplique e, assim, promova o engajamento de voluntários. 

Mostre os resultados dos trabalhos 

A primeira dica é sempre mostrar os resultados dos trabalhos voluntários que estão sendo realizados, ou seja, mostrar que todo o empenho está valendo a pena. 

Dessa forma, você consegue manter os voluntários motivados para dar continuidade ao projeto social.

Faça treinamentos 

A realização de treinamentos proporciona a percepção de um cuidado com a preparação, além de unir todos os voluntários, permitindo que ajudem uns aos outros. 

Os treinamentos podem ser voltados para a captação de recursos, como organizar um evento beneficente, organizar a rotina da ONG, quais as etapas para o recebimento de novas pessoas, de animais ou do que for o foco da sua organização.

Forme um grupo de voluntários

As redes sociais são grandes aliadas, sendo que a formação de um grupo de voluntários pode proporcionar diversos benefícios. 

Afinal, dessa forma é possível passar notícias, compartilhar fotos, esclarecer dúvidas e, assim, promover um engajamento contínuo.

Foque o engajamento de voluntários sem negligenciar suas demais obrigações!

Para colocar todas essas dicas em prática sem negligenciar as demais atividades prioritárias de sua ONG, é fundamental ter suporte adequado. 

Nesse cenário, contar com uma contabilidade especializada em atender às demandas do terceiro setor é crucial, visto que otimiza o seu tempo e garante o cumprimento de todas as obrigações que promovem a conformidade de que sua organização precisa para funcionar.

Portanto, para isso, você pode contar conosco! Nossa equipe está preparada para te auxiliar, basta entrar em contato agora mesmo.

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado só para você
 Descubra agora quais são os passos necessários para montar uma…
Open chat