Demonstrações contábeis para ONG: entenda tudo sobre!

Entenda Por Que As Demonstracoes Contabeis Sao Importantes Para Mantaer A Transparencia Da Sua Ong Blog - gestao terceiro setor

Entenda porque as demonstrações contábeis são importantes para manter a transparência da sua ONG

Se você é gestor de ONG precisa ficar atento às obrigações contábeis que devem ser cumpridas. Confira mais em nosso artigo!

As demonstrações contábeis são notas obrigatórias que todas as ONG’s  necessitam se atentar, por causa das apresentações de dados financeiros impostos na Lei 6.404/76

Para realizar essas exigências legais, o gestor deve fazer o relatório de demonstrações contábeis todo fim de ano. É aconselhável acompanhar os dados financeiros todos os meses.

Dessa forma é possível observar o desempenho da empresa e criar um planejamento anual. 

Confira mais sobre o tema em nosso artigo!

O que significa demonstração contábil?

Demonstrações contábeis são informações que esclarecem todo o curso de informações relacionadas ao setor financeiro e contábil de uma ONG em um determinado período de tempo.

Esta documentação é capaz de acessar inúmeros indicadores de desempenho do negócio, entendendo com profundidade o campo econômico que se encontra introduzido.

Quais são os tipos de demonstrações contábeis?

  • Balanço Patrimonial: é a demonstração contábil destinada a mostrar, qualitativa e quantitativamente devida data, financeira da Entidade e associação patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Período: a finalidade é expor todas as atividades avançadas pelos gestores relacionadas a um determinado período. Vale ressaltar que, esta apresentação foi cedida pela atividades e não ao resultado, como acontece nas empresas de fins lucrativos;
  • Demonstração da Mutação do Patrimônio Social: essa demonstração é opcional, no entanto a DMPL é uma comprovação mais ampla e abrangente, já que coordena todos os recursos da organização. Essas informações contábeis são responsáveis por constatar todas as mudanças do patrimônio em um certo período;
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa: sustenta-se no conceito de flexibilidade ilimitada, expondo o segundo regime de caixa; e
  • Notas explicativas: conta, saldo ou transação ou de valores proporcionais aos resultados das atividades, ou para orientação caso decorra mudanças futuramente ao estado patrimonial.

Quais os benefícios de fazer as demonstrações contábeis?

Algumas dos principais benefícios de fazer as demonstrações contábeis são:

  • Ajuda no método de obtenção de crédito;
  • Assegura a transparência da ONG
  • Ajuda nas tomadas de decisões; e
  • Envolve investidores para sua ONG.

Entenda o principal motivo para automatizar as demonstrações contábeis com especialistas

A gestão fiscal é uma atividade composta de diversas tarefas complementares, que necessitam ser feitas com excelência.

A complexidade está precisamente na manutenção diária dos informativos e dos resultados de maneira que a ONG possa não só enviar relatórios no final de alguns períodos, mas de fato, observar os resultados.

Simultaneamente, durante os efeitos de suas escolhas se concretizam na execução. A forma analógica e manual é capaz de projetar suas demonstrações contábeis. 

Porém, se a sua ONG possui um número alto de investidores e contribuintes, pode não ser tão interessante assim, visto que será um processo bastante trabalhoso. Por esta causa, a automação é essencial.

Somada com um sistema de gestão pode ser uma boa escolha e no tempo certo,  um erro que poderá prejudicar o caixa da sua empresa.  

Nós, da Gestão Terceiro Setor, podemos ajudar com isso! Somos especialistas em Demonstrações Contábeis para ONG ‘s, contando com um time completo e experiente. 

Vamos conversar, entre em contato conosco agora mesmo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado só para você
Assessoria fiscal e tributária para ONG Ter uma assessoria fiscal…
Open chat