Ícone do site gestao terceiro setor

Entenda a importância da governança corporativa no terceiro setor

Você sabe que para uma entidade do terceiro setor construir um nome no seu segmento de atuação é um caminho desafiador, não é verdade?

No entanto, para perder tudo, basta um pequeno deslize.

Por isso é essencial que se entenda a importância da governança corporativa no terceiro setor para assim, ter uma gestão de excelência com transparência, equidade e prestação responsável de suas contas.

E você sabe o que é governança corporativa e sua importância para as organizações do terceiro setor?

Se acaso ainda não souber, ou mesmo queira reforçar seus entendimentos sobre esse assunto, acompanhe este artigo e veja assim, porque esse tipo de governança tem crescido exponencialmente nas entidades sem fins lucrativos.

Governança corporativa no terceiro setor – o que é

A governança corporativa no terceiro setor é um conjunto de processos, costumes, condutas e políticas a partir do qual uma instituição é administrada e monitorada.

Assim, a governança corporativa no terceiro setor envolve também os relacionamentos entre a instituição e seus parceiros, investidores e/ou doares.

Dessa forma, as boas práticas de governança corporativa no terceiro setor tem como objetivo:

Em outras palavras, a governança corporativa aplicada às instituições sem fins lucrativos, é um conjunto de ações que visa então, possibilitar que cada entidade reflita sobre as funções sociais que desempenham e agregue assim valor à comunidade.

E quais são os princípios básicos da governança corporativa aplicados ao terceiro setor?

Dessa forma, um ponto que merece destaque, é que dentre as boas práticas de governança corporativa no terceiro setor está a adoção de mecanismos de controle eficientes como:

Desse modo, por mais que o objetivo das organizações do terceiro setor não seja o lucro, elas precisam lidar com o dinheiro, certo?Assim, é exatamente aqui que entra mais uma vez a governança e seus princípios básicos como a transparência e prestação de contas que citamos anteriormente.

Mas quais são os benefícios das boas práticas de governança corporativa no terceiro setor?

Podemos destacar os seguintes:

Portanto, entendendo a importância da governança corporativa no terceiro setor e aplicando essas boas práticas, é possível corrigir desvios, prevenir fraudes e promover então, mais transparência e confiabilidade à instituição sem fins lucrativos.

Então, se acaso precisar de ajuda, venha conversar com nossa contabilidade para terceiro setor.

Ficaremos felizes em poder te atender!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile